Saque do FGTS 2023

 

Saque FGTS 2023

 

A princípios o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista garantido. Pela Constituição Federal brasileira, que permite ao trabalhador ter uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa, entre outras situações. Em março de 2023, o saque do FGTS em caso de demissão sofrerá mudanças.

 

Explicação do que mudou do saque FGTS 2023

 

Em contrapartida, a partir de março de 2023, trabalhadores que já tenham optado pelo saque-aniversário por meio de empréstimo consignado poderão também realizar o saque-rescisão.

 

Com essa mudança, os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário deixam de perder o direito ao saque-rescisão em caso de demissão, uma vez que poderão sacar o valor integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.

 

 

Para mais informações e Duvidas clique aqui – caixa.gov.br

 

 

Os benefícios da mudança no saque

 

De acordo com a mudança, os trabalhadores poderão ter acesso ao valor integral da conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa, o que pode ser uma importante reserva financeira em momentos de dificuldade financeira.

 

Quem tem direito a receber

 

Por outro lado, todos os trabalhadores que tiverem valores depositados no FGTS e forem demitidos sem justa causa têm direito ao saque-rescisão, incluindo a multa rescisória de 40% do valor total do FGTS depositado.

 

 

 

 

Pronunciamento do ministro marinho

 

 

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defende a medida como forma de garantir que todos os contratos de empréstimos concedidos pelos bancos sejam respeitados.

 

Finalmente, ele afirmou que a mudança não depende de uma alteração na lei, sendo necessária apenas a decisão do conselho curador do FGTS. defende que a decisão deve ser tomada pelo trabalhador, e não pelo banco.

 

 

 

 

 

Portanto, a mudança no modelo de saque do FGTS em caso de demissão a partir de março de 2023 representa um avanço para os trabalhadores.

 

Garantindo que possam ter acesso ao valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.

 

Afinal, é importante que os trabalhadores estejam atentos aos prazos e procedimentos necessários para

realizar o saque, a fim de evitar perda de prazos e prejuízos financeiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?